sexta-feira, 24 de abril de 2009

Resumo do Livro Helena

A história se passa no interior da cidade carioca de Andaraí,lá vivia o Conselhereiro Vale,pessoa bem estimada por todos e de boa posição social.No dia 25 de abril faleceu devido á um enfarto fulminante,deixando um filho,Estácio de 27 anos e uma irmã já senhora,Dona Úrsula,que cuidava da casa deles.
Passado alguns dias da morte do Conselheiro,o filho dele Estácio e o advogado e amigo da familia Dr. Camargo abriram o testamento e entre outras coisas,o testamento revelava que o Conselheiro tinha uma filha de nome Helena,com 17 anos e que ele recomendava que Helena tivesse direito a parte da herança deixada por ele e que ela deveria fazer parte e conviver com a familia.
Obedecendo a vontade do pai,Estácio levou Helena para morar com ele e a tia.Com o tempo a jovem Helena conquistou a confiança da familia,até da Dona Úrsula,que antes não gostava muito da menina.
Estácio ficou noivo da moça Eugênia,filha de Camargo e que por sinal tornou-se amiga de Helena.
Helena tinha um fiél amigo,Vicente,o serviçal da casa e protetor de Helena.Tendo passado algum tempo,Estácio descobriu que Helena na verdade não era filha do Conselheiro e sim de um gaúcho chamado Salvador que era casado com sua mãe,Salvador teve de voltar ao Rio Grande do Sul pois seu pai,avô de Helena tinha falecido,quando voltou,descobriu que a mãe de Helena estaria se envolvendo com o Conselheiro e decidiu então se manter afastado.Assim o Conselheiro adotou Helena como filha e a incluiu em seu testamento.Está disse que isso não iria mudar o fato de Helena continuar sendo sua irmã o mesmo aconteceria em relação aos seus sentimentos.
O pai de Helena foi embora deixando uma carta dizendo que não queria ser uma dificuldade na vida da jovem,Helena ficou arrasada e cada vez mais triste!Pouco tempo depois Helena veio a adoecer.Piorando cada vez mais seu estado,ninguém conseguia descobrir o que a jovem teria,aumentando assim o sofrimento da familia .Estácio não descuidou-se um momento apenas da irmã,dando-lhe carinho e cuidados especiais,Helena foi ficando cada vez mais doente e acabou falecendo para a tristeza total da familia.Após a cerimônia fúnebre,Estácio ficou só com a amada e levado pela emoção deu um beijo em sua amada já morta,entendendo assim que o grande amor de sua vida não foi Eugênia sua noiva e sim Helena sua suposta irmã.

Livro do autor Machado de Assis,públicado pela editora Rideel na coleção Machado de Assis em sua Essência.

10 comentários:

  1. Adorei esse resumo! Eu precisava de um pra fazer um trabalho da escola, e esse me serviu muito :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bem esplicado não deu tempo de ler para a prova mas agora que sei a história estou com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. adorei este resumo!eu tinha um trabanho de escola é minha professora mi pasou este livre e este resumo fieto bem para mim. vos estam de parabens gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Gostei, pois me ajudou muito na hora da prova

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber qual é o climax da historia do livro Helena?

    ResponderExcluir
  6. kkkk ''tarado queria meter na irmã'' kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. só faltouele querer boquete tambem

    ResponderExcluir
  8. Feche Seus Olhos Aperte Ctrl+Enter (20 Vezes) !

    ResponderExcluir