sexta-feira, 27 de março de 2009

Romantismo

O romantismo nasceu na Europa no final do século XVIII até o final do séculoXIX,espalhando-se pelo mundo inteiro ganhando força total na França,através de artistas franceses que pregavam os ideais românticos naquele período ao qual teve como característica o iluminismo.

O romantismo revelou-se na literatura através da poesia liríca,onde os poetas abordavam temas como amores platônicos,fatos históricos entre outros.

O romantismo em Portugal foi caracterizado como um movimento oposto ao neoclassicismo,por ser uma reação à excessiva racionalidade clássica.

O romantismo no Brasil tem três gerações,onde podem ser classificadas como indianistas,urbanos ou regionalistas.

Os romance indianista o índio era o foco da literarura sendo caracterizado como um símbolo depureza,expressando os costumes e as linguagens índigenas.Os romances urbanos falavam na capital e relatavam particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Por fim, o romance regionalista propunha uma construção de texto que valorizasse as diferenças étnicas, lingüísticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa, e caracterizava-os como uma nação. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da população de cada parte do país.


O principal scritor romântico brasileiro foi o poeta Gonçalves Dias com obras como:Obras: Canção do exílio, I-Juca-Pirama. Temos também que destacar outros escritores como;Álvares de Azevedo;Castro Alves;Joaquim Manuel de Macedo;José de Alencar(princípal romancista);Manoel Ântonio de Almeida;Bernardo Guimarães;Araújo Porto Alegre entre outros.

Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil com a obra "Suspiros poéticos ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário